Grupo invade conta e ameaça a família Obama Grupo já havia realizado ataques cibernéticos contra o Pentágono e o Comando Central do Exército americano
Hackers que se autodenominam parte de um “cibercalifado” ameaçaram o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua família ao assumirem o controle da conta no Twitter da revista “Newsweek” nesta terça-feira, com as palavras “Je suIS IS”, uma referência ao Estado Islâmico e ao ataque mortal contra o jornal francês “Charlie Hebdo”.
Os tuítes mostram o que pareciam ser documentos de segurança do governo, incluindo o que o grupo alegou serem documentos confidenciais sobre a “guerra do Pentágono contra as redes sociais”, e um organograma da Academia de Treinamento de Investigações de Defesa Cibernética marcado com a inscrição “Para Uso Exclusivo de Funcionários”.
"#CyberCaliphate Dia dos Namorados Sangrento #MichelleObama! Nós estamos observando vocês, meninas e seu marido!", disse um do tuítes do grupo, que assumiu a responsabilidade por ter invadido contas do Pentágono nas redes sociais no mês passado.
“Podemos confirmar que conta de Twitter da Newsweek foi invadida nesta manhã. O controle da conta foi recuperado pouco tempo depois”, afirmou Emily Scheer, porta-voz da IBT Media, empresa proprietária da “Newsweek” em um comunicado. “Pedimos desculpas aos nossos leitores por qualquer coisa ofensiva que possa ter sido enviada a partir de nossa conta durante esse período, e estamos trabalhando para reforçar as medidas de segurança de nossa redação daqui para frente”.
O grupo que se autodenomina CyberCaliphate também assumiu o controle da conta no Twitter do Comando Central do Exército americano no mês passado por cerca de 30 minutos, enchendo-o de elogios a militantes do Estado Islâmico e ameaças contra os militares dos Estados Unidos.
No final do mês, o “New York Post” disse que sua conta no Twitter foi hackeada após a publicação de mensagens com notícias falsas sobre a política de taxa de juros dos Estados Unidos e disparos de mísseis chineses contra um navio da Marinha americana.
— O FBI está investigando o ataque à conta da revista americana “Newsweek” no Twitter, que resultou na publicação de ameaças contra a família Obama — afirmou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.
Comentários