Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 28 de Agosto de 2013 às 17:53

    Imprimir


Paciente contou que tratamento gerou diversas feridas na barriga (Foto: Reprodução/TVCA)
Paciente contou que tratamento gerou diversas feridas na barriga (Foto: Reprodução/TVCA)

O Ministério Público Estadual (MPE) notificou o estado de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para que cobrem de uma clínica de estética interditada no ano passado em Cuiabá o ressarcimento os cofres públicos pelo tratamento de recuperação a pelo menos 35 vítimas de tratamentos irregulares para eliminação de gordura localizada. De acordo com o promotor Alexandre Guedes, a clínica deverá repassar ao estado pouco mais de R$ 102,5 mil.

 Em julho de 2012, a Vigilância Sanitária interditou parcialmente a clínica, localizada no Bairro Consil, após receber queixas de 35 pacientes de um tratamento oferecido pela empresa com um tipo de enzima capaz de eliminar gorduras localizadas. As pacientes reclamaram de feridas no abdômen e nas costas, vermelhidão, dores e inchaço.

 Um laudo produzido naquele ano indicou que a provável causa dos problemas reportados era falha na esterilização do material utilizado, o que proporcionou a ação de uma micobactéria responsável pelas infecções.

 Segundo informou a Vigilância Sanitária à época, o número de casos similares poderia ser ainda maior. Os proprietários da clínica, por sua vez, recusaram-se a falar com a reportagem quando os fatos tornaram-se de conhecimento público. Hoje, a clínica não funciona mais no local.

 As pacientes tiveram de procurar ajuda médica no Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de acabar com as marcas deixadas pelas infecções no corpo, o que o MPE entendeu como um gasto a mais que o estado teve por força de uma situação que não lhe dizia respeito. Segundo o promotor Alexandre Guedes, trata-se exatamente de uma situação em que a clínica terá de ressarcir o SUS estadual.

 Agora, caberá à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e à SES proceder à cobrança da clínica de estética no valor de R$ 102.575 num prazo de até 45 dias. A reportagem do G1 não conseguiu localizar os proprietários da clínica de estética.
 





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/10048/visualizar/