Na Tailândia, caracóis são usados em tratamentos antirruga; veja fotos Esteticistas dizem que substância secretada por molusco suaviza rugas. Ainda não há comprovação científica de que a técnica funcione.
Tratamento é oferecido na província de Chiang Mai, no norte da Tailândia (Foto: AP Photo/Denis Gray)
Clínicas e spas da Tailândia estão oferecendo uma novidade em tratamentos de beleza e bem-estar: o caracol facial. A técnica consiste em colocar caracóis no rosto do paciente para que as substâncias secretadas pelos bichos suavizem rugas e linhas de expressão.
Especialistas têm opiniões variadas sobre a técnica. Enquanto as esteticistas que oferecem o tratamento defendem que o muco do caracol tem propriedades rejuvenescedoras, dermatologistas mostram-se mais céticos.
O fluido liberado por eles quando estão sob estresse é conhecido por conter nutrientes e antioxidantes benéficos, mas o dermatologista Dissapong Panithaporn, de Bangkok, diz que ainda não há pesquisas científicas que comprovem se ele realmente funciona quando aplicado à pele.
Spas dizem que substância secretada por caracóis rejuvenesce pele (Foto: AP Photo/Denis Gray)
Local cria caracóis para usá-los em tratamentos de beleza (Foto: AP Photo/Denis Gray)
Dermatologistas dizem que não há comprovação científica de que caracol possa ter ação antirruga (Foto: AP Photo/Denis Gray)
Comentários