Sem recursos, Governo pede ajuda aos Municípios Pasta deverá auxiliar os municípios com óleo diesel e massa asfáltica
Diante do caos nas estradas estaduais e sem recursos em caixa, o governo do Estado pediu socorro às Prefeituras para auxiliar na operação tapa buraco neste início de ano.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, informou que deverá auxiliar os municípios com óleo diesel e massa asfáltica, enquanto as administrações municipais devem ceder a mão de obras e os maquinários.
“Nós estamos mobilizando prefeitos e equipes de emergência para operação ‘socorro para as estradas’. Mais do que operação é um pacto porque estamos pedindo ajuda de todas as Prefeituras que puderem entrar com recursos, pois o Estado está numa situação financeira que não permite contratar empreiteiras para tapar buraco da maneira convencional. Teremos de usar um modelo de parceria que foi muito bem aceito pelos prefeitos”, explicou.
Por outro lado, apesar do modelo de parceria ter sido aceito, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) tenta convencer o governo do Estado a aceitar a mudança na lei do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que destina 50% dos recursos para os municípios que ficariam encarregados de realizar a manutenção das rodovias.
Mesmo com este impasse, que está na Justiça para ser decidido, o governo esta semana intensificou o diálogo com os prefeitos e fará o governador deve recebê-los no dia 30, com o objetivo de através de parcerias conseguirem executar as obras de tapa-buraco para amenizar a situação das estradas estaduais.
O secretário informou que esta semana já está em contato com os prefeitos para enviar a primeira remessa de óleo diesel e massa asfáltica. Segundo ele, houve um atraso por que a usina que produz o material estava em péssimas condições e precisou passar por reforma. “Os municípios têm quantidade de máquinas suficientes, ou até mais que suficientes para fazer o serviço, mas não tem recurso, por isso vamos ajudar com o óleo diesel e a massa asfáltica”, justificou.
Comentários