Número de celulares apreendidos em presídios de MT aumenta 61,9% Secretaria de Justiça atribui aumento à maior quantidade de revistas. Foram apreendidos 2.247 celulares em 2014 e 1.499 em 2013.
O número de celulares apreendidos em unidades prisionais de Mato Grosso aumentou 61,9% em 2014 em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do estado (Sejudh-MT). A pasta atribuiu o crescimento na apreensão ao aumento no número de revistas e à instalação de aparelhos eletrônicos nas unidades do Sistema Penitenciário do estado. Foram apreendidos 2.247 celulares no ano passado e 1.499 em 2013.
Conforme a Sejudh, foram instalados portais de detecção de metais em cinco cadeias públicas, dez penitenciárias e Centros de Detenção Provisória. Ainda segundo a pasta, o estado também adquiriu banquetas e detectores de metal portáteis, o que ajudaria a evitar a entrada dos aparelhos celulares e identificar os que conseguem ser levados para dentro do sistema prisional.
Penitenciária Central
A Penitenciária Central do Estado (PCE), maior unidade penal do estado, conta um aparelho de raio-x e um canil com três cães da raça pastor alemão. Os animais são usados na vigilência preventiva de faro de entorpecentes e celulares, além de revistas nas celas. O abrigo dos cachorros foi construído com mão de obra dos próprios detentos.
Na unidade, também são usados quatro casais de gansos para contribuir no combate à entrada de objetos na PCE.
Comentários