Dois shoppings proíbem entrada de adolescentes sozinhos em Cuiabá Shopping Três Américas restringiu entrada de menores após tumultos. Para entrar desacompanhado, adolescente precisa de autorização dos pais.
Dois shoppings de Cuiabá proibiram a entrada de clientes menores de idade desacompanhados dos pais ou responsável após tumultos nas praças de alimentação e em outras áreas dos estabelecimentos, o que estaria ameaçando a segurança dos outros clientes. Imagens do circuito de segurança de um shopping mostra a praça de alimentação lotada por crianças e adolescentes e quando ouvem o barulho de uma cadeira caindo começam a subir nas cadeiras e mesas para ver o que estaria acontecendo.
A aglomeração havia se tornado comum aos finais de semana. Depois disso, a administração do shopping Três Américas, localizado no Bairro Jardim das Américas, na capital, decidiu impor algumas regras para a entrada de menores de idade. "Houve uma invasão enorme com mais de 300, 400 jovens. E tomaram conta totalmente da praça de alimentação, subiram nas mesas, gritaram, dançaram, assustando todo mundo", disse José Júlio Cantino, superintendente do shopping.
Ele contou que a intenção era tomar essa medida no período do Natal, mas para não causar polêmica, esperaram para ver se a situação iria melhorar, mas não melhorou. "Isso chegou a nos prejudicar no Natal. Tivermos vários problemas. Entramos janeiro, tentando conversar, mas não conseguimos", afirmou Júlio.
Com a restrição, o adolescente só pode entrar sozinho se antes os pais assinarem uma autorização no shopping. E é isso que a pedagoga Marta Estancare pretende fazer. Ela disse que não pode privar o filho de ir ao shopping com os colegas e também não pode acompanhá-lo todas as vezes que ele quiser ir até o local. "Não posso trazê-lo sempre, mas também não posso prová-lo de ir ao cinema com os colegas. Então, vou vir sim, vou autorizar, para que ele fique em segurança e possa fazer o que fazia antes", declarou.
No Pantanal Shopping, a medida foi adotada em novembro do ano passado, mas apenas aos finais de semana. O menor de idade só pode entrar se tiver acompanhado de um responsável, segundo a assessoria do estabelecimento, por questões de segurança. Já no Goiabeiras Shopping, a regra não foi colocada em prática. A assessoria informou que não enfrenta problemas com adolescentes e, por isso, não viu a necessidade de restringir a entrada dos menores de idade.
Comentários