Matrículas para escolas estaduais de MT devem ser feitas pela internet Solicitação da matrícula deve ser feita pelo site da Secretaria de Educação. Mudança na forma é para 'democratizar acesso' e evitar filas nas escolas.
As matrículas para o ano letivo de 2015 na rede estadual de ensino começaram nesta segunda-feira (19) e devem ser feitas apenas pela internet, até quarta-feira (21). As inscrições devem ser feitas pelo site da Secretaria Estadual de Educação. O mesmo procedimento deve ser adotado para os estudantes que desejam fazer a transferência entre escolas.
Pelo menos 500 unidades escolares estão habilitadas para fazer a matrícula via web. Os pais deverão preencher um cadastro no site, que em seguida é gerado um código, para então fazer a solicitação da matrícula. A confirmação da matrícula deve ser feita na unidade escolar escolhida tendo em mãos os documentos pessoais e histórico escolar. A confirmação é a partir desta quinta-feira (22) e deve ir até a próxima terça-feira (27), não sendo realizado nos finais de semana.
Os pais e alunos que não têm acesso à internet poderão receber auxílio para a matrícula nos laboratórios de informáticas disponíveis nas escolas estaduais. Segundo o secretário-adjunto de Políticas Educacionais, Gilberto Fraga, o sistema é novo e servirá para acabar com as filas nas portas das escolas durante o período que antecede o ano letivo. “A matrícula web iniciou em 2014 como piloto em apenas oito escolas e, a partir deste ano, estamos experimentando esse recurso com o propósito de democratizar o acesso à rede estadual de ensino”, disse Fraga.
As dúvidas poderão ser esclarecidas pelos telefones 0800 65 1717 ou 3613-6393, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Comentários