Notícias
Meio Ambiente Acre e Rondônia estão em alerta por causa das queimadas
As queimadas registraram no mês de agosto um aumento de 194% em relação ao mesmo período do ano passado no Acre, que decretou alerta. Em Rondônia, o governo decretou situação de emergência. Apesar da região Norte ser a mais afetada, quem lidera os focos de incêndio é o Mato Grosso, com 669, e em seguida o Pará, com 526 pontos de incêndio.
Eleições MT 2012 Encontro da Coordenação em Cuiabá reúne mais de 40 lideranças
A campanha da Coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar”, em Cuiabá, entra em nova fase priorizando o impacto visual e o corpo a corpo, com a valorização dos símbolos da reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB). A definição ocorreu na manhã deste sábado (21), durante reunião do coordenador da Coligação na Capital, vereador Francisco Vuolo (PR), com as coordenações da Juventude, da Família, de Mobilização e dos Comunitários.
Nacional Incêndio mata 2 crianças na região metropolitana de Porto Alegre
Um incêndio matou duas crianças em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), neste sábado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mãe das crianças entrou na casa para tentar salvar os filhos, sofreu queimaduras, e recebeu atendimento no hospital de pronto-socorro, mas não corre risco de vida.
Economia A inflação controlada anima os consumidores
A queda da inflação é o fator que mais contribuiu para o nível recorde alcançado pelo Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio). Outros bons motivos para essa confiança - o aumento da massa salarial e da oferta de emprego - não teriam sido suficientes para o resultado de 162,3 pontos registrado em agosto, ou 4,6% mais do que em julho. Iniciado em 1994, o índice varia entre 0,0 e 200,0 pontos. Acima de 100 pontos é a faixa do otimismo.
Nacional Direitos humanos às escuras
Em artigo na Folha de S.Paulo no domingo passado, o chanceler Celso Amorim criticou a diplomacia do "dedo em riste" na área dos direitos humanos. Afirmou que esta agrada à plateia, mas não protege de fato as vítimas de violações daqueles direitos. Mais eficazes seriam as negociações de bastidores com os Estados violadores, conforme proposta apresentada pelo Brasil ao grupo de 19 países incumbido de refletir sobre o fortalecimento do Conselho de Direitos Humanos da ONU.
Saúde Fracasso do saneamento
Rede de esgotos, fundamental para a saúde e para o desenvolvimento econômico, ainda é um luxo em quase metade das cidades brasileiras. Em menos de meio século, a migração do campo para a cidade mudou radicalmente a distribuição espacial da população. Pelo menos 85% dos brasileiros vivem hoje em cidades. Mais do que nunca precisam de serviços públicos de saneamento. Em 2008, no entanto, só 55,2% dos municípios dispunham de coleta por meio de rede sanitária. A informação é da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico divulgada na sexta-feira pelo IBGE. A melhora foi mínima desde a virada do milênio. Em 2000, a proporção era de 52,2%. O aumento foi de apenas 3 pontos porcentuais, embora o País tenha atravessado uma fase de prosperidade. Nesse período, a receita de impostos e contribuições cresceu rapidamente em todos os níveis de governo.
Polícia Rio: jovem é presa com quase 2 mil pedras de crack
Policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, zona sul do Rio, prenderam neste sábado Rafaela Gabriel da Silva, 21 anos, com 1.764 pedras de crack.
Internacional Casal italiano é detido no Cairo por roubar quadro de Van Gogh
(atualiza com declarações oficiais que dizem que o quadro não foi recuperado)
Cairo, 22 ago (EFE).- O quadro roubado "As Papoulas", do holandês Vincent Van Gogh, ainda não foi recuperado, apesar de o ministro de Cultura egípcio, Farouk Hosni, ter assegurado na noite deste sábado o contrário e que um casal italiano tinha sido detido no aeroporto de Cairo quando tentavam sair do Egito com a pintura.
Polícia Não há mais clima para ficar, diz turista após invasão de hotel
Aterrorizados, hóspedes do Intercontinental relataram os momentos de pânico e desespero. Morador de Divinópolis (MG), o empresário Waldemar Rausch, 42 anos, diretor de plano de saúde, contou que ele, a mulher, Silvana, 44, e os filhos Álvaro, 5, e André, 3, ficaram três horas trancados no quarto em que estavam hospedados, no 9º andar. "Nossa primeira reação ao ouvir o intenso tiroteio foi nos jogarmos no chão, abraçados", lembrou Waldemar, que pretende voltar para Minas hoje, um dia antes do que havia planejado. "Acho que não há mais clima para ficarmos aqui", justificou.
Polícia Líder comunitário que negociou rendição seria ligado a traficantes
Dentro da cozinha do Hotel Intercontinental, em São Conrado, dez traficantes faziam 35 reféns, entre hóspedes e funcionários. Do lado de fora, policiais tentavam negociar a rendição do grupo. A mãe de um dos criminosos chegou e implorou que o filho, número 2 na hierarquia da quadrilha da Rocinha, se entregasse. Ítalo de Jesus Campos, o Perninha, estava irredutível. E avisou que não tomaria nenhuma decisão sem antes conversar com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Barcelos - uma das localidades da Rocinha -, Vanderlan Barros de Oliveira, o Feijão.