Região central ganha reforço policial no fim de ano Policiamento será reforçado até o dia 3 de janeiro
O reforço no policiamento no Centro de Cuiabá, coração financeiro e comercial da cidade, trouxe mais tranquilidade para consumidores, trabalhadores, comerciantes ou lojistas. Desde o último dia 18, a Polícia Militar (PM) desencadeou a operação “Fim de Ano”, que conta com o emprego de três mil homens e 400 viaturas na prevenção e combate à criminalidade.
Presidente do Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso (Sincotec-MT), Roberto Peron, garante que a intensificação da segurança pública reduz expressivamente os crimes na região central. “Essa iniciativa é realizada há 10 anos. Desde então, os delitos tem caido. Hoje, o indice caiu a praticamente zero na região central com a intensificação do policiamento”, afirma.
Peron entende que a presença de mais policiais nas ruas inibe os criminosos. “Afugenta a pessoas má intecionada e essa sensação de segurança traz benefícios para toda a sociedade”, acredita. Segundo ele, o roubo ou furto de bolsas e carteiras, furto de produtos dentro das lojas e os roubos de pacotes são alguns dos crimes que reduzem nesta época do ano com o policiamento ostensivo.
A auxiliar de desenvolvimento infantil (ADI), Kellen Josiane Carvalho, de 28 anos, garante que se sente mais segura. “Sempre faço minhas compras no centro e graças a Deus nunca fui assalta. Mas, com os policiais rondando as ruas a gente se sente mais segura. É uma tranquilidade a mais para fazer as compras”, opina.
A serviços gerais Suzana Alves, 36 anos, também considera a medida positiva. “Anos atrás já tentaram arrancar uma corrente do meu pescoço e só não conseguiram por que havia muita gente. A presença dos policiais certamente inibe crimes como estes”, acredita.
O policiamento reforçado se estenderá até o dia 3 de janeiro de 2015. O maior número de militares está concentrado nas áreas comerciais dos quatro maiores centros urbanos da capital, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.
Somente em Cuiabá, são 1,2 mil PMs a pé e motorizados (carros e moto). Na capital, os policiais estarão atentos principalmente ao que acontece nas áreas comerciais do centro e periferia, como as avenidas Pernambuco e 30, que ficam nos bairros CPA e Pedra 90, respectivamente.
Porém, as áreas residenciais não estão desguarnecidas, segundo a PM, que mantém as bases comunitárias em funcionamentos e as viaturas em pontos estratégicos. Pelo menos 600 alunos do curso de soldado atuam neste fim de ano com o propósito de fazer com que a população tenha maior sensação de segurança.
Para evitar aborrecimentos, a PM dá alguma dica de segurança, como não fazer saques e tampouco transportar valores altos em dinheiro, optar por pagar as compras com cartões (crédito ou débito), não sair de casa usando joias e não descuidar da bolsa.
Comentários