Chuvas voltam a ameaçar as obras da Copa do Mundo em Cuiabá
A época de chuva parece já ter início em Cuiabá e com ela aumenta a preocupação em torno das obras para a Copa do Mundo de 2014. Com as pancadas é quase impossível dar seguimento em muitas das obras da capital. O prazo dado pela FIFA para Arena ficar pronta é dezembro.
Algumas pancadas de chuva já caíram no município e a previsão é de que vá aumentando gradativamente. Neste domingo (01) em alguns bairros da capital choveu rapidamente. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de mais chuva no decorrer desta semana.
Segundo a meteorologia, hoje o tempo estará nublado na região Metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande e há possibilidade de pequenas pancadas de chuva. A umidade relativa do ar continuará em estado de alerta, variando entre 25% e 70%. A temperatura máxima prevista é de 37ºC e a mínima é de 24ºC. Para esta quarta-feira, a previsão é de sol entre nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas. Porém, os termômetros não abaixarão e a temperatura ficará entre 24ºC e 36ºC.
Os prazos que a Secretaria Extraordinária da Copa tem são curtos e se as chuvas realmente vierem irá complicar ainda mais o apertado calendário. Enquanto as pancadas mais fortes não vêm, os trabalhos terão de ser intensificados. Vale lembrar que as duplicações da Estrada da Guarita e rodovia Mário Andreazza ficaram ‘empacadas’ cinco meses por causa das chuvas.
Uma solução para amenizar o problema, em especial para a implantação do VLT, parece estar em casa. Uma matéria veiculada pelo site do Ministério do Planejamento revela que ‘Mato Grosso estabeleceu a fórmula’ para tocar as obras mesmo durante o período chuvoso: a instalação de um túnel de vento, que permite trabalhos de pavimentação mesmo sob chuva. A ‘ferramenta’ utilizada pioneiramente em obras de asfaltamento de rodovias no Estado, chamou a atenção como uma referência nacional.
Comentários