SP: governo inaugura sistema de bloqueio de celulares em prisões
Na tentativa de evitar o contato de líderes de facções criminosas com membros desses grupos fora dos presídios, o governo de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira a operação do sistema de bloqueadores de telefonia celular em presídios do Estado.
Os bloqueadores serão instalados inicialmente em presídios que abrigam líderes de facções criminosas e nas penitenciárias com detentos de alta periculosidade. A Penitenciária II "Maurício Henrique Guimarães Pereira", em Presidente Venceslau, foi a primeira a receber esses equipamentos.
Outras 22 unidades irão receber os equipamentos este ano, de acordo com o governo. “Esse é o primeiro passo e é um trabalho permanente. Agora vamos instalar os equipamentos na penitenciária de Avaré”, disse o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB).
O governo paulista afirmou que optou pela contratação e não pela compra dos equipamentos instalados. Segundo a administração estadual, a decisão ocorre porque a “empresa vencedora da licitação tem a obrigação de manter os equipamentos e acompanhar a evolução tecnológica”. “Nos casos em que não houver o bloqueio das conversações e transferência de dados, o Estado não irá pagar”, diz nota do governo.
Comentários