Uma garrafa de uísque resgatada de um navio naufragado em 1941 e que inspirou o filme Alegrias à Granel foi vendida nesta quarta-feira em Edimburgo por pouco mais de 5 mil euros, informou a casa de le
Uísque achado em navio naufragado é leiloado por 5 mil euros
A garrafa recuperada dos restos do naufrágio que aconteceu em 1941 foi vendida na segunda rodada de leilões de uísques que a Bonhams realiza anualmente na capital escocesa e superou o preço estimado, que era de 1.450 euros a 2.180 euros.
Em 1941, o "SS Politician" zarpou com destino à Jamaica com uma carga que incluía pianos, peças de automóveis, roupas de cama e uísque, mas nunca chegou ao seu destino. A embarcação naufragou perto da ilha de Eriskay (Escócia) e a tripulação foi resgatada.
Nas semanas seguintes, também foi recuperado o uísque, o que gerou uma disputa entre os moradores da ilha, que responderam ao racionamento de bebidas alcoólicas imposto na época da Segunda Guerra Mundial com o roubo das 24 mil garrafas de uísque.
Alguns dos saqueadores foram multados, outros presos, algumas garrafas foram recuperadas e a história deu origem ao romance Whisky Galore!, sem título em português
Baseado no romance do autor escocês Compton McKenzie, o filme Alegrias à Granel, de 1949, conta com humor a história real do naufrágio do navio "SS Politician" e as disputas dos moradores da área por algumas das 24 mil garrafas de uísque que transportava. O uísque procedente do navio foi leiloado poucas vezes, a última, em 1987.
Comentários