Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 13 de Setembro de 2013 às 07:35

    Imprimir


Imagem Ilustrativa
 A partir da próxima quinta-feira (19), os bancários de Mato Grosso, que rejeitaram a proposta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que ofereceu apenas 6,1% de reajuste salarial e nenhum avanço nas demais reivindicações, iniciam greve por tempo indeterminado.

A decisão foi tomada, agora há pouco, por cerca de 150 profissionais, em assembleia, no auditório do sindicato da categoria, em Cuiabá. Para organizar a paralisação, haverá encontro de mobilização neste sábado com presença de representantes nacionais e regionais.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, José Guerra, disse, ao Só Notícias, que todas as agências bancárias de Mato Grosso devem aderir ao movimento, que é uma luta nacional e todo país deve parar. No estado são cerca de 3,5 mil bancários, além de mais segurança nos bancos e mais contratações.
 
Conforme Só Notícias já informou, foram quatro rodadas de negociação e os bancos se negam em investir em mais segurança nas agências, em melhores condições de trabalho e valorização da categoria. A luta dos trabalhadores também é por reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação). Porém, os bancos ofereceram somente 6,1% e nenhum avanço nas outras reivindicações.
 
A categoria também pede o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS): para todos os bancários, auxílio-educação: pagamento para graduação e pós, prevenção contra assaltos e sequestros, com fim da guarda das chaves de cofres e agências por bancários, igualdade de oportunidades para bancários e bancárias, com a contratação de pelo menos 20% de trabalhadores afro-descendentes, entre outros.
 
Coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o Comando Nacional representa dez federações e 143 sindicatos das bases onde trabalham cerca de 95% dos 490 mil bancários do país.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/8985/visualizar/