Programa de qualificação itinerante oferece mais de 13 mil vagas gratuitas
“A ação irá expandir a oferta de cursos profissionalizantes aos trabalhadores das mais distantes regiões de Mato Grosso, independente se vivem em áreas urbanas ou rurais. Este projeto será a concretização do nosso objetivo de universalizar o acesso à Educação Profissional no Estado e contribuir para elevar o índice de empregabilidade em Mato Grosso”, comenta o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo.
O Senai Itinerante será operacionalizado pelas unidades operacionais instaladas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres, Juína e Barra do Garças, que irão firmar parcerias com prefeituras dos municípios para levar cursos por meio das 12 unidades móveis (carretas, ônibus e kits didáticos). O programa existe desde 2004 e, desde o período, leva ações para cidades onde não há sede do Senai-MT. No entanto, o diferencial agora é que será intensificado por um plano de ação criado com base no diagnóstico de demandas por qualificação profissional do Estado. O documento prevê diferentes necessidades de oferta de Educação Profissional de acordo com a região pesquisada.
Neste primeiro momento, serão oferecidos os seguintes cursos: Informática Básica, Atendimento ao Cliente, Técnicas de Vendas, Pintor de Obras, Recepção e Atendimento, Técnicas de Apoio Administrativo e Gestão Financeira. As unidades operacionais do Senai-MT, tanto da Grande Cuiabá quanto do interior do Estado, já estão fazendo contato com gestores municipais para oferecer as qualificações e firmar parcerias. Mas as prefeituras municipais também podem procurar as unidades de ensino para integrarem ao programa Senai Itinerante. Mais informações: http://www.senaimt.com.br/hotsites/news_itinerante/ e (65) 3611-9500.
Comentários