Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Nacional
Segunda - 06 de Setembro de 2010 às 22:00

    Imprimir


A combinação de desestímulo do pecuarista nos últimos dois ou três anos com a estiagem severa resulta, já há alguns meses, em oferta relativamente pequena de animais para abate, segundo pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. Não bastasse esse fundamento, também a demanda nacional e externa dá sinais de aquecimento, resultando em forte impulso dos preços do boi. O Indicador do Boi Gordo Esalq/BM&FBovespa se mantém em trajetória ascendente desde meados de maio.
 
Somente em agosto, o Indicador acumulou alta de 7,3%, a maior para o mês desde 2002, conforme dados do Cepea. No balanço de 2010, a valorização da arroba é de quase 20%. Para a carne (carcaça casada do boi), o acumulado mensal foi de 6,86%, e no ano, de 18%.
 
Quanto às exportações, depois de atingir em julho o maior volume mensal desde outubro de 2008, em agosto a quantidade de carne bovina embarcada reduziu 5 mil toneladas, mas ainda se manteve elevada, em 95,9 mil toneladas. Já os volumes dos últimos três meses são as maiores desde que a crise foi deflagrada, há quase dois anos, coincidindo com a época de menor oferta de boi gordo no país.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/87928/visualizar/