Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 16 de Setembro de 2010 às 14:13
Por: DOUGLAS BARBON

    Imprimir


Marcos Negrini/Setecs-MT
capacitação de  dos professores formadores do Projovem Urbano.
capacitação de dos professores formadores do Projovem Urbano.
O ProJovem Urbano, programa instituído pelo Governo Federal e desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, já ajudou mais de 7.2 mil pessoas no interior de Mato Grosso a voltarem para sala de aula. Os participantes do programa possuem uma carga horária de duas mil horas/aula, sendo 1.440 realizadas em sala de aula e 560 em atividades extracurriculares, como leitura e ações comunitárias.

O Projeto conclui em Outubro de 2010 mais uma etapa. Nas Solenidades de Encerramento os alunos apresentam o Plano de Ação Comunitária (PLA), desenvolvido por eles durante o programa. Após o momento de levantamento de dados e escolha do tema, os jovens sob orientação de seus educadores partem para a etapa de realização, que proporciona uma importante troca de experiências.

Esta ação tem como objetivo contribuir para a sociedade em que vivem, pois se trata de assuntos como Doação de Sangue, ética e cidadania, drogas, DSTs, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, gravidez precoce, meio ambiente, dengue, dentre muitos outros.

No final do projeto os alunos realizam o Exame Nacional Externo Final (ENEF) uma prova onde é avaliado o desempenho de cada um. A solenidade de encerramento do programa começou na Cidade de Barra do Garças na última segunda-feia (13.09), em Rondonópolis (16.09), Primavera do Leste (20.09), Tangará da Serra (21.09), Sorriso (24.09), Pontes e Lacerda (28.09), Cáceres (29.09), Alta Floresta (30.09), Sinop (01.10) e Juína (04.10).

Com o intuito de elevação de escolaridade, o ProJovem Urbano é um projeto voltado para pessoas entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental, e que saibam ler e escrever. Com o programa os estudantes podem concluir os estudos em 18 meses e se qualificarem para o mercado de trabalho.

O Estado fez adesão ao projeto em 2008 e é responsável por executar o programa nas escolas estaduais e municipais dos municípios com menos de 200 mil habitantes. Assim, o ProJovem Urbano é realizado em Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Sinop, Pontes e Lacerda, Juína, Juara e Sorriso.

PLANO DE AÇAO COMUNITÁRIA

O PLA é uma ferramenta de integração do currículo do ProJovem Urbano e tem como referencia a ideia que participar e exercer cidadania, são ações que se aprendem fazendo. O Plano é o resultado do levantamento de informações e dados sobre a realidade social das comunidades e adjacências onde os jovens estão inseridos. A partir destes dados, os jovens elegeram uma diretriz, para atuarem de forma prioritária em um determinado segmento, bem como traçar um cronograma para executar o plano de ação. Estas atividades visam por meio do trabalho em grupo, desenvolver uma experiência de trabalho cooperativo e responsabilidade solidária, essenciais para a formação de jovens que se importam em participar de alguma mudança na sociedade que vive.

O Plano de Ação Comunitária tem como premissa básica despertar no jovem o espírito crítico para avaliar a realidade do seu bairro. A partir disso, poder contribuir de forma mais participativa na realidade o qual está inserido. Além disso, o jovem exercerá a cidadania, pois através das atividades e do conhecimento que será adquirido durante o PLA, ele desperta seu interesse para participar de ações de mudança em sua região. O PLA inicia-se com a pesquisa in loco para levantar as informações para serem analisadas, discutidas e implantadas na comunidade pesquisada ao longo do programa. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/86899/visualizar/