Educadores elaboram carta aberta de apoio a Abicalil
Um grupo de professores e funcionários da Educação elaborou uma carta aberta defendendo a eleição de Abicalil (PT) senador. “Para muitos(as) de nós educadores(as) é um dever de Justiça e de compromisso com a Educação de nossa população, colocar no Congresso Nacional em uma das vagas do Senado pessoas como Abicalil”, diz trecho da Carta.
A carta cita algumas das vitórias conquistadas pela categoria de educadores, que contaram com apoio de Abicalil como deputado, e afirma que muito ainda há por fazer, indicam que a escolha do poder representativo deve contar com alguém que já fez pela educação e fará muito mais no Senado e por isso pedem voto a Abicalil 132.
Leia a carta na íntegra
CARTA ABERTA
Vários de nós professores e funcionários da Educação Básica e do Ensino Superior temos travado uma luta histórica em defesa de uma Educação Pública de qualidade para todos(as) por exemplo: a expansão das vagas em creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, educação para deficientes, educação de jovens e adultos, educação no campo, educação profissionalizante, educação indígena e quilombola, mais vagas nas universidades e nos institutos de ensino técnico e profissionalizante, além da intransigente defesa da valorização dos profissionais da educação básica e superior. Tanto com relação aos salários quanto a sua formação e carreira, que de fato motive os profissionais da educação a se dedicar ao processo formativo dos cidadãos(ãs) e trabalhadores brasileiros e mato-grossenses.
Nesta longa caminhada conquistas foram obtidas, mas muito ainda temos que fazer. Assegurar o custo aluno qualidade é decisivo para de fato efetivar carreira única, piso salarial atualizado de acordo com o crescimento econômico, projeto político pedagógico construído no coletivo e formação continuada e permanente. Para isso precisamos neste momento eleitoral repassar o poder representativo, para pessoas comprometidas com as causas da Educação Pública de Qualidade.
Para muitos(as) de nós educadores(as) é um dever de Justiça e de compromisso com a Educação de nossa população, colocar no Congresso Nacional em uma das vagas do senado pessoas como ABICALIL(132). Muitos(as) de nós somos testemunhas que o projeto de vida de ABICALIL tem sido as causas sociais e dentro destas a Educação. Na sua trajetória de vida profissional, presidiu por dois mandatos o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso e a Confederação Nacional. Muitos Educadores do Brasil, esperam que nós mato-grossenses elejamos ABICAIL(132) Senador da República, para dar continuidade às conquistas do setor educacional. Ele é neste momento o cidadão e político mais preparado que temos para repassar o poder representativo. ABICALIL tem sido ao longo das nossas lutas, uma liderança decisiva para as nossas conquistas. Como ele mesmo diz: se muito vale o já feito, mais vale o que será. Nós Profissionais da Educação só poderemos conquistar a nossa valorização, se a Escola e a Universidade de qualidade for estendida e garantida universalmente para toda a população. Não seremos felizes sozinhos(as) se o imenso contingente do povo brasileiro e mato-grossense, que precisam de educação e passam por nossas mãos, não puderem também ser felizes nos seus processos de construção enquanto seres humanos, cidadãos e profissionais. Você caro(a) eleitor(a) neste momento de eleição, tem o mesmo poder de decisão que nós educadores.
É por isso que pedimos o seu voto ao senado para ABICALIL nº 132.
Josete Maria Cangussú Ribeiro - Professora do Ensino Superior Unemat- Tangará da Serra
José Rosa de Paula – Funcionário e Professor da Educação Básica - Tangará da Serra
Ana Lúcia Andruchak – Professora do Ensino Superior – Unemat de Tangará da Serra
Paulo Gabriel Ribeiro Cardoso – Aluno da Educação Básica - Tangará da Serra
Edna Luzia Almeida Sampaio – Professora do Ensino Superior Unemat- Cáceres
Rafael Costa – Acadêmico de História – Unemat – Cáceres
Maria Aparecida Arruda Cortez – Funcionária da Educação Básica – Várzea Grande
Larissa Ribeiro Lino Silva – Aluna da Educação Básica – Tangará da Serra
Conceição Cangussú Lino Silva – Professora da Educação Infantil – Tangará da Serra
Ivanildes Ferreira – Professora Aposentada – Cuiabá
Lisanil Conceição Patrocínio – Professora Unemat - Juara
Maria Luiza Zanirato – Professora Rede Municipal – Cuiabá
Maria Antonia Martins – Professora Rede Estadual – Cuiabá
Edna Manich – Professora Rede Estadual e Secretaria de Educação – Primavera do Leste
Erenita Tibola – Professora Rede Estadual - Primavera do Leste
Rogério Colicchio – Funcionário de Escola e Secretario de Educação - Alta Floresta
Ana Antonia Neves – Professora UNEMAT - Juara
Maria José de Lima - Professora de UNEMAT - Nova Xavantina
Vera Lucia Vicente Coutinho - Coord de Políticas Educacionais - Colider
Andiaria Telma Lopes de Souza - Coord. Pedagógica da Educ.do Campo - Colider
Tereza Piloneto Mangolin - Secretária Municipal de Educação - Colíder
Gilmar Soares Ferreira - Professor da Rede Estadual e Presidente do SINTE-MT – Várzea Grande
Vânia Maria Rodrigues Miranda - Professora da Rede Estadual - Secretária Geral do SINTEP-MT
Luzia Pereira de Souza Abich – Professora da Rede Estadual – Diretora da Escola – Cuiabá
Neusa dos Santos de Oliveira – Professora Rede Estadual - coord da Escola – Cuiabá
Jocilene Barbosa dos Santos – Funcionária da Rede Estadual – Direção do Sintep-MT
Orlando Francisco – Professor Rede Estadual – Diretor do Sintep-MT
Comentários