Silval firma compromisso com feirantes para microcrédito
O fomento aos pequenos comerciantes, especialmente os que trabalham nas feiras livres, está assegurado com a ampliação do microcrédito com juros subsidiados, treinamento para atender turistas já com vistas à Copa de 2014 e a melhoria dos espaços ocupados para esse modelo de comércio. Esses são alguns compromissos firmados pelo governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição pela coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar, na manhã deste domingo (26), durante arrastão na Feira do CPA II, a maior de Mato Grosso, com quase 1,5 mil barracas.
“Vamos ampliar o microcrédito e possibilitar que esses trabalhadores, independente se é dia de semana ou feriado, possam continuar sustentando suas famílias”, disse o candidato do PMDB, abraçado ao presidente do Sindicato dos Feirantes de Mato Grosso (Sindfeiras), Pedro Silva Albuquerque, o “Pedrinho da Feira”.
Alguns pequenos comerciantes foram agradecer o governador por terem conseguido, na gestão Blairo Maggi/Silval Barbosa, junto à Agência de Fomento do Estado (MT Fomento), comprar a carrocinha refrigerada para acondicionar produtos perecíveis, em especial carnes, peixes e frangos. “É com imenso prazer que me comprometo, aqui, em votar em Silval, 15, porque olhou com carinho para os pequenos”, diz a comerciante Eronides Araújo da Costa França, de 39 anos.
O locutor José Aparecido Pinho, o popular “Zé Curió do Som”, responsável pelo serviço de sonorização da feira, disse que Silval Barbosa e Blairo têm sensibilidade para ajudar os feirantes. “Eles vieram de baixo e sabem como é difícil sustentar a família trabalhando de sol a sol”, afirma Zé Curió.
Amigos de sempre - Conhecido em Peixoto de Azevedo (município distante a 700 km de Cuiabá) como "Baiano do Táxi", o feirante José da Silva Miranda, de 64 anos, emocionou Silval. Eles foram garimpeiros juntos, no final da década de 80. Barbosa ajudou no passado José Miranda a adquirir o táxi que lhe originou o apelido pelo qual é conhecido até hoje, pelos moradores mais antigos de Peixoto e Matupá: ‘Baiano do Táxi’.
“Silval ajudava motoristas a desatolar carros naquela rodovia [BR-163], numa época em que asfalto significava um sonho distante. Hoje a situação é bem diferente”, resume Baiano do Táxi, que, por motivo de saúde na família, desde 1996 está morando em Cuiabá.
Outro eleitor oriundo da região norte de Mato Grosso é o agricultor Paulo Henrique Freire Nunes, 49 anos, que também foi garimpeiro, em Peixoto, junto com Silval. Vestindo uma camisa do Corinthians, Paulo Henrique verteu lágrimas, abraçado a Silval.
O comerciante Ivo Coelho de Souza, de 54 anos, disse ao governador Silval Barbosa que confia no candidato do PMDB e que entre os postulantes é o mais preparado e mais honesto para ocupar a função mais importante do Estado.
Comentários