Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Eleições MT 2012
Terça - 05 de Outubro de 2010 às 10:12
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


O governador Silval Barbosa (PMDB) conseguiu a reeleição, neste domingo, após vencer todos os concorrentes nas principais cidades do nortão e, nas de menor porte, chegar a fazer até 90% dos votos válidos. Como em Cuiabá o peemedebista teve bom desempenho, fazendo 102,6 mil votos e o principal concorrente, Mauro Mendes (PSB), 127,4 mil, a vitória foi ‘selada’ com o apoio do interior.

Nos municípios pólos, com cerca de 30 a 60 mil votos, Silval venceu, como em Sinop, onde obteve 49,95%; Alta Floresta 65%, Sorriso 59,1%, Colíder 66,1%, Guarantã do Norte 58,4%, Peixoto de Azevedo 74,29% e, Matupá, cidade em que já foi prefeito, onde somou 82,79% dos votos.

Nos municípios com menor número de eleitores Silval Barbosa também levou a melhor em quase todos, como em Paranaíta 86,55%, Marcelândia 61%, Terra Nova 71%, Tabaporã 66%, Cláudia 55%, Vera 67,9%, União do Sul 82,8%, Apiacás 75%, Nova Monte Verde 80,4%, Nova Bandeirantes 74%, Colniza 68%, entre outros que o governador bateu todos os concorrentes com folga.

Os municípios citados acima têm pouco número de eleitores, entre 5 mil a 20 mil cada. Porém, a somatória de todos foi determinante para a vitória do governador ainda no primeiro turno. Na maioria deles, praticamente ninguém sabia quem era Mauro Mendes ou Wilson Santos antes do processo eleitoral.

Wilson foi levado ao nortão pelas mãos do candidato a deputado federal – hoje eleito – Nilson Leitão (PSDB). Porém, parece que o ex-prefeito de Cuiabá não conseguiu convencer os nortistas. Da mesma forma, Mauro foi apresentado aos eleitores da região por lideranças ligadas aos partidos da coligação – PSB, PV, PDT e PPS.

Em alguns, Mendes chegou a vencer Silval, como em Juara, onde o ex-prefeito Oscar Bezerra (PSB) fez valer a força política que tem. Em Lucas do Rio Verde, Mauro também venceu, sob a batuta do candidato a vice Otaviano Piveta (PDT). Porém, o volume de eleitores da maioria dos municípios que preferiram Silval praticamente ‘engoliu’ as outras duas candidaturas na região norte.

Ao fator ‘candidatos desconhecidos’, também se somam a favor do reeleito os apoios recebidos dos prefeitos do interior, sob a promessa de mais asfalto e conjuntos habitacionais, entre outras obras para o nortão de Mato Grosso.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/84801/visualizar/