Derrotado, Abicalil se articula para rebater acusações e blindar Dilma
O deputado federal Carlos Abicalil (PT), que disputou sem êxito o Senado no último domingo (3), começa a se articular para combater o que classifica como campanha caluniosa e difamatória disseminada por grupos religiosos, que tentam criminalizar o PT. Tanta preocupação se deve ao fato da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff ter perdido muitos votos devido a mobilizações religiosas. No próximo dia 31, ela disputa a sucessão do presidente Lula contra o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Nesta quinta (7), Abicalil participou de uma audiência, com o assessor político da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), José Ernanne Pinheiro, para debater estratégias para reverter a situação.
Durante o encontro, a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), que faz parte da CNBB, confeccionou uma carta em que fala sobre a sua preocupação com o momento político, que trata de questões religiosas. Conforme trecho do documento, “muitos grupos, em nome da fé cristã, têm criado dificuldades para o voto livre e consciente”. A carta salienta ainda que todos os eleitores têm o direito ao voto livre, por isso alguns atos são reprovados. “Constrangem nossa consciência cidadã, como cristãos, atos, gestos e discursos que ferem a maturidade da democracia, desrespeitam o direito de livre decisão, confundindo os cristãos e comprometendo a comunhão eclesial”.
A polêmica em torno dos petistas começou depois que muitos religiosos no país inteiro começaram a criticar os membros do PT, afirmando que eles seriam a favor de questões polêmicas como a legalização do aborto. Os membros do partido do presidente Lula negam e garantem defender a vida. Além disso, repudiam a onda de críticas e as atribui aos tucanos, principais adversários políticos. “Multiplicam-se as manifestações de teólogos, autoridades, movimentos, leigos e religiosos, como as manifestações da CBJP”, enfatiza o petista. Logo em seguida ele pondera que as comunidades que estão preocupadas com a justiça social e a defesa da vida sabem do trabalho desenvolvido por Lula.
Comentários