Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 08 de Outubro de 2010 às 07:55

    Imprimir


A Justiça Eleitoral de Mato Grosso lançou alerta sobre os mesários convocados para as eleições no Estado que deixaram de atender ao chamado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os faltosos são obrigados, conforme a legislação eleitoral, a justificar a ausência junto ao cartório eleitoral até o dia 2 de novembro. Os mesários também devem ficar atentos para as regras pertinentes a dois turnos.

Chefe do cartório da 54ª Zona Eleitoral, Joseane Mara Ferreira ressalta que a convocação da Justiça Eleitoral é válida para os dois turnos das eleições, quando ocorrem. Nesse caso, os 25.964 mesários chamados para trabalhar no dia 3 de outubro estão automaticamente “convidados” para atuar novamente no segundo turno. Apesar do alerta, o pleito do último domingo contabilizou faltas dos convocados. O Tribunal ainda não realizou levantamento sobre o total de faltosos.

Entretanto, segundo Joseane, no dia das eleições foram verificadas situações onde a falta de mesários gerou a convocação imediata de eleitores que se dirigiram às urnas. A legislação eleitoral faculta autonomia à Justiça Eleitoral nos estados para realizar chamado automático, de votantes na data do pleito, para substituir mesários que não atenderam à convocação.

A falta à convocação sem apresentação de justificativa gera multa para os convocados para atuar como mesário no dia das eleições.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/84432/visualizar/