Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 22 de Outubro de 2010 às 09:14
Por: LIVIA RABANI

    Imprimir


Desde o começo deste ano o Centro Socioeducativo de Cuiabá vem executando freqüentemente projetos e eventos de educação e formação profissional destinados aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa. Oitenta adolescentes com idade igual ou superior a 16 anos emitiram documento original de identificação. O objetivo da Superintendência do Sistema Socioeducativo é promover a cidadania e inclusão social dos adolescentes, fazendo com que ao término de sua passagem pela instituição estejam em poder de todos os seus documentos facilitando a inserção no mercado de trabalho.


Até o mês de outubro deste ano foram mais de 12 projetos executados com os internos, dentre eles: cadastramento/alistamento dos adolescentes na Junta Militar de Cuiabá, confecção de carteira de identidade (RG), em parceria da Assembléia Legislativa de Cuiabá; alistamento eleitoral e votação dentro da unidade e capacitação dos jovens em cursos como informática básica, confecção de artesanatos sendo crochê e tricô para as meninas da internação feminina, curso de confecção de lingerie em parceria com a Fundação Nova Chance também para as adolescentes da internação feminina e a inserção dos jovens no projeto Mais Educação em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) juntamente com a Escola Estadual Meninos do Futuro, aumentando a oferta educativa na unidade, por meio de atividades culturais, esporte e lazer,direitos humanos,promoção da saúde,educação cientifica, educação à economia, entre outras.

Segundo a diretora da unidade Socioeducativa, Vilma Cecília de Oliveira, a confecção de documentos pessoais, por exemplo, é uma valorização do adolescente. “Com o documento eles poderão se inserir no mercado de trabalho, praticar a cidadania e até participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enen), oportunizando a inserção nas Universidades”, disse.

Além dos projetos de educação e formação social, o Centro Socioeducativo inaugurou no mês de setembro o NAF (Núcleo de Atendimento Familiar) através da Secretaria de Estado e Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com o objetivo de oferecer um atendimento mais humanizado e de melhor qualidade aos familiares dos adolescentes internos






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/83103/visualizar/