Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cultura
Segunda - 08 de Novembro de 2010 às 15:51

    Imprimir


 O dia 24 de abril fará parte do calendário oficial de eventos de Cuiabá, cabendo ao órgão competente, definir a programação dos eventos comemorativos. A iniciativa é do vereador Néviton Moraes (PRTB) que quer instituir o Dia Municipal da Língua Brasileira de Sinais-Libras através de um projeto de lei apresentado na Câmara.

O parlamentar disse que no passado, os surdos eram considerados incapazes de serem ensinados, por isso eles não freqüentavam escolas. As pessoas surdas, principalmente as que não falavam-oralizadas eram excluídas da sociedade, sendo proibidas de casar, possuir ou herdar bens e viver com as demais pessoas. Privadas de seus direitos básicos, ficavam com a própria sobrevivência comprometida.

A inclusão de Libras como disciplina já vem sendo adotada em várias escolas do Brasil, devido ao fato que as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação passaram a coordenar o ensino das crianças com necessidades especiais (inicialmente denominadas portadoras de deficiências) e surgiram as salas de recursos e classes especiais para surdo. Além de algumas escolas especiais, com recursos públicos ou privados; com a organização das minorias no âmbito mundial, por terem garantido seus direitos de cidadãos, as pessoas portadoras de necessidades especiais passaram a apresentar suas reivindicações que, no caso dos surdos, são o respeito à língua de sinais, a um ensino de qualidade, acesso aos meios de comunicação (legendas e uso do TDD) e serviço de intérpretes.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/81605/visualizar/