Durante a operação, tratores usados na derrubada de árvores foram apreendidos.
Seis pessoas são presas em operação contra desmatamento em terra indígena
Policiais federais em conjunto com policiais da Força Nacional de Segurança Pública e fiscais do Ibama prenderam seis pessoas durante a Operação Fazenda Brasil 2. A operação teve como objetivo prender pessoas e apreender bens utilizados no desmatamento e retirada ilegal de madeira do interior da reserva indígena Irantxe-Manochi, localizada no município de Brasnorte (580 quilômetros de Cuiabá).
As seis pessoas foram presas em flagrante por crimes ambientais, formação de quadrilha e furto de bens da União. Além disso, foram apreendidos quatro tratores utilizados na derrubada das árvores, seis motoserras, diversos machados, uma espingarda, um caminhão e seis motocicletas utilizadas pelos infratores para rápidos deslocamentos no interior das terras indígenas. As prisões e apreensões aconteceram nos dias 18 e 19, mas só foram divulgadas hoje.
De acordo com a Polícia Federal, a Funai e o líder da etnia Irantxe colaboraram com a operação. A partir de agora, as investigações continuarão com o objetivo de identificar e responsabilizar os "patrões", responsáveis pela contratação da mão-de-obra utilizada no desmatamento da região e, posteriormente, os destinatários da madeira retirada ilegalmente da reserva indígena.
O nome Fazenda Brasil se refere à forma como os madeireiros denominam as terras de onde extraem madeira ilegalmente, considerando-as fazendas do Brasil.
Comentários