O objetivo é diminuir a lista de usuários com necessidade de realizar exames de biópsia da próstata.
Mutirão de biópsia de próstata será realizado esta semana em Cuiabá
Um mutirão de biópsia de próstata será realizado amanhã (8) no Centro Estadual de Referência da Média e Alta Complexidade (Cermac) das 7h às 17h, em Cuiabá. Uma equipe composta por médicos urologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais irá realizar as biópsias.
O objetivo do mutirão é diminuir a lista de demanda reprimida de usuários com necessidade de realizar exames de biópsia da próstata. Durante o mutirão serão atendidas 50 pessoas que já foram devidamente reguladas pela Central de Regulação e pré-selecionadas pela Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI). O mutirão de biópsia de próstata deverá ter continuidade no ano de 2011”.
A responsável técnica pela UDI, Maria Benedita Pereira, explicou que “os critérios adotados para a pré-seleção foram: a urgência dos casos, definida pela taxa de Antígeno Prostático Especifico ( PSA, do inglês ‘Prostate-Specific Antigen’) acima de 0,7% até os 49 anos, dependendo do quadro clínico apresentado pelo paciente, e/ou se a pessoa estiver usando sonda vesical, situação em que uma sonda é introduzida na bexiga a fim de retirar a urina”.
Comentários