STJ revoga prisão de MCs do Complexo do Alemão, no Rio
Cinco MCs detidos no Complexo do Alemão (zona norte do Rio) em 15 de dezembro tiveram a prisão revogada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). Os MCs Smith, Ticão, Max e Didô deixaram a cadeia na última sexta-feira, véspera de Natal. O MC Frank foi solto sábado (25).
Os funkeiros foram indiciados por apologia ao crime, associação ao tráfico e formação de quadrilha.
Imagens gravadas em bailes na favela mostram os músicos cantando refrães como "O bonde da Chatuba [favela do complexo do Alemão] fechou muito bem/ o bonde da Chatuba fechou com o Nem [chefe do tráfico na Rocinha]". A gravação, segundo a polícia, teria sido feita no complexo do Alemão depois da ocupação das forças de segurança no último dia 28.
A revogação, feita pelo ministro Ari Pargendler, presidente do STJ, definiu que a prisão deveria ter sido de cinco e não de 30 dias.
O MC Galo permanece detido, pois responde a outro processo.
RETRATO DO FUNK
MC Smith é o principal personagem do documentário "Grosso Calibre", que mostra a influência das armas na produção do "funk proibido". Cantadas por crianças e adultos nas favelas cariocas, suas músicas descrevem a convivência da comunidade com o tráfico, a polícia e a violência.
Comentários