Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Problema foi denunciado por famílias do Jardim Bela Vista. Secretaria de Educação afirma que solução será dada em até 30 dias.
Falta de profissionais em creche preocupa pais em Itapetininga
Famílias que têm filhos matriculados na Escola de Educação Infantil (EMEI) Norma Suardi de Aguiar, no Jardim Bela Vista, em Itapetininga (SP), reclamam da falta de profissionais para atender as crianças. De acordo com os pais, na unidade que deveria ter 15 profissionais há apenas sete entre professores e monitores.
A cozinheira Márcia Rodrigues de Oliveira conta que tem um filho de um ano e onze meses. Como trabalha fora e não tem com quem deixar o menino, precisou matriculá-lo na unidade. No entanto, a falta de pessoas para dar atenção aos alunos preocupa. “Os nossos bebes estão ficando, infelizmente, só com duas funcionárias para cuidarem deles. Quando acontece de uma delas precisar faltar, a outra fica sozinha para dar alimento, mamadeira e trocar fralda de todos eles”, comenta.
A auxiliar de produção Fabiana de Oliveira Barros reclama do mesmo problema. Ela teme que o filho dela, de dois anos de idade, não receba os cuidados adequados. “Houve dias em que ligaram para eu vir buscar meu filho. Eu trabalho à noite, por isso, estava descansando quando ligaram às 9h. Tive quer vir correndo porque havia apenas uma funcionária com 24 crianças. Chegaram a ligar na Secretaria de Educação pedindo uma providência, mas disseram que era para ligarem para os pais virem buscar as crianças. Eles fazem como se nós, os pais, ficássemos em casa sem fazer nada. Levamos os filhos à creche porque precisamos”, comenta.
A empregada doméstica também ressalta sobre as vezes que precisou deixar o trabalho para pegar o filho na creche devido à falta de profissionais para atender aos alunos. “Eles ligam para a gente no horário de trabalho. Aí a gente aproveita o horário de almoço para vir correndo buscar, mas algumas vezes não dá para vir naquele horário. Quando a gente chega encontra as crianças chorando. A gente fica preocupada com isso porque se acontecer alguma coisa ali como vai ficar?”, questiona.
A atendente de caixa Lucimar Ferreira Gomes conta que o filho, de oito meses, sempre foi bem tratado pelas professoras e monitoras, mas teme que o número de auxiliares não seja suficiente para dar conta de todas as crianças. “Elas estão bastante sobrecarregadas. Estão fazendo o possível e impossível, mas precisam de ajuda. Estão precisando de mais suporte, de mais profissionais junto com ela para ajudar a gente”, afirma.
Segundo o secretário da Educação de Itapetininga, Geraldo Macedo, a falta de funcionários não é um problema só da escola do Jardim Bela Vista. Ele afirma que das 80 unidades, todas precisam de mais auxiliares.
“O problema está espalhado em quase toda a cidade. Hoje nós temos uma falta de aproximadamente 60 auxiliares para complementar o quadro definido em lei, que é uma auxiliar para cada seis crianças. Então, para completar esse módulo hoje precisamos de 60 profissionais. Para isso, nós vamos fazer um concurso público. No entanto, o concurso público é um processo demorado. Para reverter o mais rapidamente possível, estamos pedindo ao prefeito, em caráter emergencial, a abertura de processo seletivo para que possamos contratar por prazo determinado 60 auxiliares para recompor o quadro.
Como o processo seletivo é mais rápido que o concurso, acreditamos que em 30 dias essa situação esteja resolvida”, afirma Macedo.
Como o processo seletivo é mais rápido que o concurso, acreditamos que em 30 dias essa situação esteja resolvida”, afirma Macedo.
Pais pedem mais profissionais na creche do Jardim Bela Vista. (Foto: Carlos Alberto Soares / TV TEM)
Fonte:
Do G1 Itapetininga e Região
URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/7662/visualizar/
Comentários