Pacientes devem fazer avaliação antes de pegar estrada
Cardíacos e diabéticos precisam de cuidados especiais antes de viajar
Os pacientes cardíacos possuem uma série de limitações, de acordo com o infectologista Marcus Vinícius da Silva, do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. A recomendação é para que esses pacientes não viajem para locais de altitude, como os Alpes suíços, ou então para onde não há assistência médica.
- Não existe uma contraindicação formal, existe um risco. Por isso ele precisa de uma avaliação para saber se pode viajar para determinada região.
De acordo com a infectologista Tânia Souza Chaves, responsável pelo ambulatório dos viajantes do Hospital Emílio Ribas e o do Hospital das Clínicas, ambos em São Paulo, esses pacientes não devem sair muito de suas rotinas e tentar manter a mesma dieta, já que o excesso de água ou sal pode trazer problemas.
- Uma dica é usar meias elásticas durante a viagem.
Outro tipo de paciente que deve ficar atento é o diabético. O controle do nível de açúcar no sangue pode se prejudicar caso o paciente passe logos períodos em jejum (o que pode acontecer durante deslocamentos), esqueça de tomar o remédio ou se alimenta de forma errada.
Além deles, Silva explica que para pacientes com imunidade baixa, como aqueles em tratamento contra Aids, é desaconselhável visitar alguns países africanos.
- Os riscos são grandes e o sistema imunológico pode dar uma resposta eficaz.
Tânia conta que pacientes recém-transplantados e que fazem uso de medicação também podem ficar com a imunidade mais baixa.
- Nesses casos, é melhor esperar para viajar.
Por todos esses motivos, os especialistas afirmam que, para esses pacientes, a visita ao médico antes das férias é obrigatória.
Comentários