Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Segunda - 03 de Janeiro de 2011 às 22:35
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


Sinop teve redução de 75% no índice de infestação de larva do mosquito da dengue no período de janeiro a novembro de 2010 com relação a 2009. O apontamento é do chefe da Vigilância Ambiental do município, Cesário Alves Rocha e, segundo ele, uma das ações responsáveis por essa diminuição foi a limpeza das calhas.

“As calhas foram responsáveis por aproximadamente 80% dos criadouros do mosquito em 2009, e receberam atendimento especial em 2010, com sete equipes formadas especialmente para vistoriar as calhas”, disse Cesário, por meio de assessoria.

Porém, apesar dos números da Vigilância apontar queda na infestação do Aedes Aegypti, Sinop fechou 2010 como o município do Estado em que foram registradas mais mortes por causa da dengue. A Secretaria de Estado de Saúde contabiliza mais de 2.5 mil casos da doença, com nove óbitos.

Cesário ressaltou que as equipes continuam limpeza nas calhas até o período final das chuvas e depois os agentes voltam para os trabalhos de visitas e conscientização. “Visitas em pontos estratégicos como borracharia, ferro velho, também são realizadas de 15 em 15 dias. Hoje temos duas equipes para fazer esse trabalho. São pontos que devemos cuidar”.

Em 2010, mais de 300 multas foram aplicadas a residências e comércios. A multa para residência é de aproximadamente R$ 162 e, comércio, R$ 324. Para 2011 a previsão é de que os agentes continuem fazendo o trabalho de prevenção e conscientização. “Cada casa ou comércio que tenha a procriação do mosquito é multada. O valor é pequeno, mas também ajuda a conscientizar”, acrescentou Cesário.

A Prefeitura de Sinop aponta que também foram responsáveis pela baixa na infestação do índice de infestação de larva do mosquito, os trabalhos das secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Cidade, novos equipamentos adquiridos e a contratação de agentes ambientais.

 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/76060/visualizar/