Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 30 de Setembro de 2013 às 15:10

    Imprimir


Em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino e o Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), a classe médica de Diamantino e região recebeu nos dias 26 e 27 de setembro a palestra sobre Ética com a presidente do CRM-MT, Drª Dalva Alves das Neves, e a capacitação sobre Urgência e Emergência.

“Mobilizamos-nos juntamente com o Dr. Paulo Eduardo Siqueira para trazer 26 médicos do nosso polo para fazer esse treinamento inedito na região. Ficamos felizes, pois o objetivo foi alcançado é um avanço para nós”, afirmou o secretário municipal de Saúde de Diamantino, Itamar Martins Bonfim.
Baseado em uma resolução do CRM, que aponta aos médicos que trabalham nas portas de entradas do sistema (Postos de Saúde, Policlínicas, Hospitais) no primeiro contato com o paciente, têm obrigação de ter no mínimo de 60 horas de treinamento na área de Urgência e Emergência.

“Propusemos esse treinamento no interior do Estado, pois os médicos devem conhecer como reanimar o paciente, um paciente que chega com sangramento intenso, vítima de trauma que tenha uma lesão pulmonar, uma lesão de costela, são requisitos mínimos que devem conhecer”, informou o vice-presidente do CRM-MT, Dr. Arlan Azevedo Ferreira.

O vice-presidente defendeu que devido Diamantino ser polo regional, o Pronto Atendimento e o Hospital São João Batista acabam sendo sobrecarregados. “Diamantino não atende somente sua população, mas também os que são acidentados nas rodovias e nos municípios vizinhos. Temos que ter aqui uma ação do Estado e da União para ajudar o município no atendimento de urgência e emergência”, alertou.

Para o médico Dr. Paulo Eduardo Siqueira é de extrema importância a interiorização dos treinamentos básicos em saúde, principalmente na área cardiológica. “O CRM tem a função de normatizar e fiscalizar nossa atividade médica, mas também agregar valor com informações. Essa capacitação vai permitir que todos sejam melhor assistidos, somos uma microrregião e é importante o enfoque nessa área”, concluiu.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/7602/visualizar/