Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Segunda - 10 de Janeiro de 2011 às 22:40

    Imprimir


Um banqueiro suíço foi intimado a comparecer em um tribunal regional de Zurique em 19 de janeiro por distribuir documentos confidenciais ao WikiLeaks.

Rudolf Elmer divulgou arquivos sobre as operações offshore da corretora Julius Baer, com sede na Suíça, nas ilhas Cayman.

A divulgação levou um juiz americano a proibir temporariamente o WikiLeaks em 2008. A ordem foi suspensa após reclamações de grupos de liberdade de expressão e organização da mídia.

Elmer deve responder a acusações de coerção e de violar as rígidas leis de confidencialidade bancária da Suíça. Se considerado culpado, ele pode pegar até três anos de prisão, além de multa.

O Wikileaks é um site conhecido por divulgar documentos sigilosos. Embora no ar há alguns anos, ele ganhou destaque internacional neste ano, ao levar a público 77 mil documentos da inteligência americana sobre o Iraque e, nas últimas semanas, mais de 250 mil telegramas secretos do Departamento de Estado dos EUA com os bastidores da diplomacia americana.

A divulgação desses documentos diplomáticos enfureceram os EUA e criaram uma saia-justa para a diplomacia internacional.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/75342/visualizar/