Secitec e Unemat ampliam investimentos em educação indígena
A educação indígena em Mato Grosso recebeu novos investimentos hoje (segunda-feira/10). Foram abertos nesta manhã em Barra do Bugres (distante 170 km de Cuiabá) duas novas turmas de graduação da Faculdade Indígena Intercultural. São oferecidas 100 vagas que vão ser custeadas pela Secretaria de Educação (Seduc) e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). Os atuais professores indígenas existentes em Mato Grosso são os ocupantes das vagas de graduação, que vai ter a duração de 4 anos.
O lançamento do vestibular voltado para atender a população indígena foi feito nesta segunda-feira no auditório do campus da Unemat em Barra do Bugres, com a presença do secretário da Secitec, Eliene Lima, e do reitor da Unemat, Adriano Silva. Em 15 dias vai ser divulgado o edital do vestibular.
No evento, foi aberto ainda a 2ª turma de especialização em Educação Escolar Indígena. A nova turma é formada por 54 alunos que pertencem a 16 etnias de Mato Grosso. Destes 54, 49 foram graduados pela Faculdade Indígena Intercultural.
“Por ser professor sei o quanto investimentos em Educação é importante para o progresso, seja de um Estado ou de um País. O envio de recursos para educação indígena é prova de que a nossa gestão está preocupada em promover a educação superior aos indígenas, respeitando a diversidade étnico-cultural dos índios”, comenta Eliene Lima.
Histórico
Sediada no campus da Unemat em Barra do Bugres, a Faculdade Indígena Intercultural começou suas atividades em 2001 ainda como projeto ‘Terceiro Grau Indígena’ e já formou 396 professores indígenas nos cursos de: Ciências Sociais; Língua, Artes e Literatura e Ciências Matemática e da Natureza.
Outras informações:
Luciana Cury (65) 8122-2207.
Comentários