Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Copa do Mundo 2014
Terça - 22 de Março de 2011 às 16:13
Por: Alline Marques

    Imprimir


O descontentamento dos deputados estaduais com a postura dos diretores da Agência Executora de Obras da Copa (Agecopa) só tende a crescer diante dos descumprimentos das promessas feitas pela diretoria. O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), informou que a entidade ficou de enviar os projetos de mobilidade urbana para os parlamentares, porém até o momento o acordo não foi comprido.

Riva tem feito duras críticas aos diretores e até já os acusou de fazer lobby para empresas de ônibus, devido a insistência da diretoria em manter o projeto de construção do Bus Rapid Transit (BRT), corredor de ônibus. O deputado destacou que é preciso pensar no prazo dessas obras e demonstrou preocupação com a inércia da Agecopa.

Algumas obras de mobilidade, nas vias de acesso às principais avenidas, já deverão ser iniciadas. Na sexta-feira (18), o Conselho Estadual de Meio Ambiente dispensou apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) e assim agilizar o início das intervenções no trânsito da capital.

Mesmo assim, os parlamentares não se dão por satisfeitos. Além de Riva, outro crítico à Agecopa é o deputado Emanuel Pinheiro (PR), autor do projeto que prevê a alteração na gestão da Agecopa, deixando de ser uma diretoria colegiada para ser executiva, seguindo o modelo presidencialista.

Pinheiro reclama da falta de comando na agência, uma vez que todos os diretores têm o mesmo status. Sendo assim, os processos não têm andamento, pois não se chega a um consenso na diretoria. Alem disso, mesmo sem autonomia, o diretor-presidente é quem responde pelas ações.

O deputado Walter Rabello (PP), co-autor do projeto de lei complementar que altera a Agecopa, também não tem poupado críticas e a insatisfação só aumentou após a reunião com os diretores na semana passada, quando deveriam apresentar os projetos previstos para Copa, mas não foram capaz.

Nesta terça-feira (22), os diretores e deputados participariam de uma reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB) para discutir o projeto de lei que altera o modelo de gestão da Agecopa, mas o chefe do Executivo teve de viajar para São Paulo e a reunião foi adiada.

Já na quinta-feira (25), a Assembleia realiza uma audiência pública para debater os efeitos do projeto de lei de autoria dos deputados. Agora a dúvida é se os diretores irão na reunião, já que no encontro passado nenhum representante da Agecopa compareceu, o que acabou provocando a ‘ira’ dos parlamentares, devido ao descaso.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/70070/visualizar/