No comando da Agecopa, Eder terá que optar entre BRT e VLT
Junto com a presidência da Agecopa, o governador Silval Barbosa (PMDB) delegou ao secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, a atribuição de decidir qual será o novo sistema de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande. A "disputa" está entre o Bus Rapid Transit (BRT), apresentado pela Agecopa, e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), defendido pelo presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP).
Apesar de não opinar sobre qual modelo escolherá, o secretário dá sinais de que o VLT pode ser viável ao afirmar que um dos principais entraves para a escolha, o custo da tarifa, pode ser resolvido de acordo com a contrapartida do Estado na implantação do sistema. "Essa questão pode ser equacionada com a participação do governo. O que nós queremos é trabalhar com o modelo que seja mais confortável para a população", afirma.
Mesmo assim, ele pondera que, antes de tomar qualquer decisão, quer se aprofundar nos estudos de viabilidade que foram realizados até agora. "Eu preciso conhecer melhor os dois sistemas. Vou conversar com os diretores da Agecopa para saber o que está sendo feito e com pessoas de outros países onde os dois modelos funcionem. É claro que tudo isso será feito no menor tempo possível", ressalta.
A polêmica sobre qual modelo seria o mais apropriado para Cuiabá e Várzea Grande se intensificou quando Riva entregou ao governador estudos técnicos sobre a implantação do VLT. O deputado defende que o modelo é o ideal por ser mais moderno e demandar uma quantidade menor de desapropriações para sua implantação. O presidente interino da Agecopa, Yênes Magalhães, por sua vez, alega que o BRT é mais barato e que ambos sistemas precisam de um espaço semelhante para operar.
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