Secretaria da Habitação lança campanha para renegociar dívida de mutuários
Moradores de imóveis da CDHU com problemas de inadimplência ou contratos de gaveta terão oportunidade de regularizar a situação. A Secretaria Estadual da Habitação lançou a campanha “Fique em Dia com a sua Casa” para regularização financeira e contratual em todo o Estado. Serão cerca 400 plantões de atendimento até o final do ano nas cidades com maior número de contratos ativos. No próximo final de semana serão realizados plantões em 22 municípios. A CDHU está convocando 7.272 mutuários ou moradores com contratos irregulares.
A CDHU oferece condições facilitadas para a renegociação de dúvidas. Moradores que possuem “contrato de gaveta” também podem regularizar a situação. A estimativa da Companhia é aumentar a arrecadação em cerca de 40 milhões. A campanha é parte de um conjunto de medidas que serão implantadas nos próximos quatro anos para modernizar da gestão do patrimônio da CDHU.
Os mutuários terão alternativas e facilidades para regularizar débitos. A dívida pode ser parcelada mediante amortização mínima de 10% do total e o FGTS pode ser utilizado para quitação do saldo devedor. O prazo contratual também pode ser prorrogado.
Quem já efetuou algum acordo com a CDHU no passado e encontrou dificuldades em cumpri-lo terá uma nova oportunidade para renegociar toda a dívida. A parcela mensal mínima para os novos acordos será equivalente a 5% do salário mínimo, R$ 27,00. Quem quitar o débito à vista será isento de juros de mora.
Proprietários que adquiriram imóveis por meio de “contratos de gaveta” poderão regularizar a situação. Para isso, devem comprovar que se enquadram no perfil de atendimento da CDHU e o documento deve estar de acordo com os requisitos legais e administrativos. Nesses casos, o financiamento poderá ser transferido ao comprador.
Ao longo de toda a semana, interessados em regularizar o débito ou contrato também podem comparecer aos núcleos regionais ou postos de atendimentos da CDHU. No último final de semana, foram promovidos os primeiros plantões na Capital e Região Metropolitana de São Paulo e em municípios das regiões de Araçatuba, Araraquara, Santos, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.
Comentários