Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Sábado - 16 de Julho de 2011 às 09:16

    Imprimir


Os números contabilizados pela Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) no primeiro semestre são considerados “animadores” pela instituição. O balanço do acumulado nos primeiros seis meses deste ano revela incremento de 27,43% em abertura de empresas no Estado, contabilizando o Micro Empreendedor Individual (MEI), em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é que os números mantenham a ascensão durante 2011 em razão do bom momento econômico vivenciado por Mato Grosso.

No primeiro semestre do ano passado foram registradas 6.596 empresas enquadradas no MEI, que somadas a outras modalidades (6.015), totalizaram 12.611 novas empresas. Nestes seis meses de 2011 o número total é de 16.070 empresas, sendo 9.669 MEI e outras 6.401. Um aumento significativo de 27,43% no setor.

“Há uma grande perspectiva de que esses números cresçam ainda mais. As Sociedades Anônimas (S/As), consideradas grandes empresas, subiram de 13 (em 2010) para 27 neste primeiro semestre, mais de 107%. No ano passado três S/As fecharam, enquanto neste ano apenas uma”, conta o presidente da Jucemat, Roberto Perón. As filiais S/A também registraram crescimento de 9,57% e na categoria Limitada (LTDA) subiu 6,31%.

Alguns fatores, segundo Peron, foram pontuais para o referido incremento empresarial no Estado. Entre eles, destacam-se a política de desenvolvimento de incentivos fiscais, o crescimento da produção agropecuária e a exportação de produtos semiindustrializados, ao invés de matérias-primas. Como exemplos de transformação, Perón cita a desossa de frangos e a comercialização de farelo e óleo de soja, ante ao grão in natura. “O fato de Cuiabá ter sido escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 contribuiu para uma maior visualização da Capital dentro e fora do país”.

SANÇÃO - A presidente Dilma Rousseff sancionou no último dia 11, a Lei 12.441/2011, que cria a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) possibilitando a abertura de empresa individual Ltda. A matéria foi publicada no Diário Oficial da União do dia 12. Na prática é uma oportunidade de investimento para os empreendedores individuais que poderão entrar com capital de até 100 salários mínimos. “A grande vantagem para o setor é que não compromete o patrimônio pessoal do empresário”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/59916/visualizar/