Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 21 de Julho de 2011 às 15:06

    Imprimir


A Secretaria de Saúde de Várzea Grande (SMS/VG) por meio da diretoria de Vigilância em Saúde reforça aos pais para que levem seus filhos a um posto de saúde mais próximo de sua casa e vacine seu filho contra o vírus da Poliomielite, pois, nesta sexta-feira (22) é o último dia de prorrogação da campanha nacional, cujo público alvo são crianças menor de cinco anos.
 
“A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada nos 141 municípios de Mato Grosso. A  2ª etapa da campanha contra a poliomielite será realizada no dia 13 de agosto. Em  Várzea Grande inicia a partir do dia 8 de agosto (segunda-feira) junto com a campanha de segmento de sarampo, direcionada a crianças com idade de 1 a seis anos 11meses e 29 dias.
 
Doença - A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus). A contaminação se dá principalmente por via oral. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.
 
Brasil sem poliomielite - De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, segundo a pasta, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação.
 
Porém, a doença ainda é comum em outras partes do mundo. A imunização previne contra os riscos de importação de casos provenientes de outros países que ainda registram a doença, principalmente dos que têm relações comerciais ou um fluxo migratório com o Brasil, como é o caso de alguns países africanos e asiáticos. (Ascom VG)
 

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/59353/visualizar/