O movimento no Aeroporto Internacional Marechal Cândido Rondon, localizado em Várzea Grande, aumentou 269% em oito anos. De janeiro a julho deste ano passaram pela unidade cerca de 1,368 milhão de passageiros. Em 2003, no mesmo período, foram 370.033 pessoas. Os dados são da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).
O crescimento expressivo do fluxo de passageiros é um preocupação constante do setor turístico de Mato Grosso. Isso porque o aumento da demanda não é o mesmo em relação à capacidade do aeroporto mato-grossense. Para se ter conhecimento, o único investimento feito na unidade até o momento, o Módulo Operacional Provisório (MOP), terá capacidade anual de atender 700 mil passageiros. Se levar em conta o crescimento no fluxo de turistas nos últimos três anos, de 68%, a previsão para os três anos seguintes é que o movimento de pessoas no aeroporto de Várzea Grande passe para 2,298 milhões somente nos sete primeiros meses do ano.
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (Abav), Nilson Marques de Freitas, afirma que os prejuízos para este cenário vão além do setor turístico. “Sem o aumento da infraestrutura da unidade, o estado não recebe novos voos”. Ele acredita que as alterações previstas pela Infraero, quando finalizadas, continuarão insuficientes para atender o movimento de passageiros na unidade.
Comentários