Dilma decide na próxima semana sobre VLT em Cuiabá
A presidente Dilma Rousseff terá uma reunião decisiva na próxima semana com as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do Planejamento, Mirian Belchior, para decidir se aceitam a proposta do governo do Estado de implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para Cuiabá.
O assunto foi discutido nesta quinta-feira (18/8) pelo deputado Wellington Fagundes (PR/MT), que esteve reunido com Gleisi Hoffmann no Palácio do Planalto.
Na ocasião, Fagundes pediu uma posição defintiva do governo federal em aceitar ou não a mudança da matriz de responsabilidade do Estado para a Copa do Mundo de 2014.
De acordo com parlamentar, embora o Estado já tenha se comprometido anteriormente com a proposta do BRT (Bus Rapid Transit), é página virada a preferência do Paiaguás em adotar o VLT por considerá-lo economicamente mais viável.
"Eu argumentei com a ministra da Casa Civil que nós (o Estado de Mato Grosso) temos o direito de opinar sobre o que é melhor para Mato Grosso. O VLT é um meio de transporte mais moderno e, embora seu custo de implantação seja mais caro, o Estado economizará com o número de desapriações que será menor do que o exigido pelo BRT", afirmou com exclusivade ao Olhar DIreto após a reunião.
Na semana passada o governador SIlval Barbosa já havia sinalizado à ministra Gleisi que o Estado insistirá em implantar o VLT independente da decisão da presidente Dilma de aceitar a mudança na matriz de responsabilidade. Ou seja, o governador está proposto a bancar a diferença a ser financiada pelo governo do Estado para ter um sistema de mobilidade urbana mais moderno, embora de tarifa mais elevada do que o BRT.
Comentários