Carros podem ser o próximo alvo de hackers, alerta empresa
A tecnologia possibilita uma série de melhorias nos automóveis, tais como auxílio na hora de estacionar, câmeras no lugar de retovisores, GPS integrado, chip para rastreamento, sensor de proximidade e até mesmo conexão do veículo com a internet, por meio de pequenos computadores que monitoram o veículo ou disponibilizam entrenenimento para os passageiros.
Mas a integração dos carros com ferramentas cada vez mais sofisticadas também abre portas para vulnerabilidades antes inexistentes, como o ataque de hackers. O alerta foi dado por um estudo da empresa de segurança McAfee divulgado nesta quarta-feira (7).
Criminosos virtuais poderiam rastrear a localização do veículo e até mesmo acessar dispositivos conectados ao carro, incluindo smartphones e tablets.
O estudo chama a atenção para testes feitos em universidades dos EUA, em que pesquisadores conseguiram desligar completamente um veículo, roubar informações pessoais por meio da tecnologia bluetooth e violar os sistemas de navegação e assistência emergencial do automóvel.
"A indústria está encontrando o que é essencial para começar a trabalhar em parceria com os que possuem a dose certa de conhecimento de software para achar as soluções", disse Georg Doll, diretor de soluções automotivas da empresa Wind River, parceira da McAfee no estudo.
Comentários