Anfetaminas vão ocupar 2º lugar no ranking das drogas
As drogas anfetamínicas (ATS, da sigla em inglês) como o ecstasy ocuparão o segundo lugar no ranking de drogas ilícitas consumidas no mundo. A análise, feita pelo delegado da Polícia Federal Éder Rosa de Magalhães, é baseada em relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) que prevê a droga desbancando a cocaína e provocando uma onda de terror e pânico, semelhante a vivenciada hoje com o alto índice de usuários de crack.
Entre os aspectos que tornarão a droga ainda mais atrativa estão o nconceito de que a ATS é uma “droga limpa”, a facilidade no armazenamento e transporte e a possibilidade de produção em pequenos e insuspeitos locais. Mas, com poder devastador, o contínuo uso destas substâncias pode provocar a ruptura de vasos sanguíneos e levar o dependente à morte.
Para o delegado, o único fator que ainda impede a popularização da droga é o valor, ainda alto para o padrão dos consumidores. Isto se deve ao fato de que quase 100% do produto ainda é importado de grandes centros, como o Sudeste da Ásia e a Holanda.
Comentários