Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Quinta - 29 de Setembro de 2011 às 14:08

    Imprimir


Cuiabá está sob um forte surto de toxoplasmose - uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, que atinge várias partes do corpo. Se não tratada, a doença, entre outras, pode provocar a cegueira. O alerta foi feita nesta quinta-feira, 29, pela Vigilancia a Saúde e Ambiente da Secretaria Municipal de Saúde, após a constatação de  20 casos da doença em um grupo de pessoas que frequentam uma associação religiosa. Destes, 7  já estavam confirmados para toxoplasmose. Desde então já foram identificados, um total de  29 casos, sendo 18 com resultado laboratorial positivo.

Segundo nota divulgada no começo da tarde da Secretaria de Saúde, a maior ocorrência está em homens adultos, mas há um caso em criança de 18 meses e outros quatro em adolescentes. Alguns pacientes sintomáticos relataram o consumo de açaí no período que antecedeu a manifestação dos sintomas.

As gestantes devem redobrar os cuidados para evitar a doença. Isso porque a toxoplasmose congênita, de mãe para filho, pode provocar baixa visão ou cegueira no bebê. A transmissão se dá por ingestão de oocistos provenientes do solo, água, alimentos, areias, latas de lixo contaminados com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua e ou mal cozida contendo cistos, especialmente as carnes de porco e carneiro; infecção transplacentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriram a doença durante a gravidez.

A Secretaria de Saúde do Município informou que tomou como medida a investigação de cada caso notificado para identificação da provável fonte de infecção; a fiscalização sanitária em estabelecimentos relacionados a produtos ou serviços passíveis de atuarem como fonte de infecção; e a emissão de alerta às unidades de saúde, infectologistas e Conselho Regional de Medicina. Além disso, está sendo feita a avaliação retrospectiva dos diagnósticos laboratoriais de toxoplasmose em 2011.

A Vigilância em Saúde pede que a população, por enquanto, evite o consumo de carnes cruas e/ou mal passadas;  água de procedência segura, Pede também que a população procure eliminar fezes de gatos em lixo seguro, bem como proteger as areias de parques e construção para evitar o uso pelos gatos.
Outras medidas são: lavar as mãos após manipular carne crua ou terra/areia. Mulheres grávidas devem evitar o contato com fezes de gatos e adotar as demais medidas relacionadas.

A Toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, podendo apresentar-se de forma assintomática ou evoluir para manifestações sistêmicas graves. A soroprevalência pode alcançar 90% em algumas regiões do país. Estima-se que de 70 a 95% da população estão infectados.

Embora não seja doença de notificação obrigatória, a toxoplasmose é de muito interesse para a saúde publica especialmente devido à prevalência em pacientes imunodeprimidos e aos casos congênitos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/53437/visualizar/