UFMT é a 18ª colocada no ranking nacional da OAB
O resultado divulgado do último exame da Ordem dos Advogados do Brasil coloca a UFMT em primeiro lugar no ranking de Mato Grosso, onde 50% dos inscritos foram aprovados para a titulação de advogado. No ranking nacional, a Universidade alcançou o 18º lugar entre as universidades brasileiras. Apesar do resultado satisfatório, o desempenho do Estado deixa a desejar, já que apenas 14,83% dos inscritos foram aprovados.
Segundo o diretor da Faculdade de Direito da UFMT, Marcos Prado Albuquerque, este resultado reflete a dedicação dos estudantes em primeiro lugar, principalmente neste último semestre em que os conteúdos sempre fazem referência aos fundamentos como a sociologia e a filosofia que são base para as outras disciplinas.
Prado afirma que vários outros fatores também contribuem para o sucesso no exame como a contribuição dos professores, a realização de atividades extracurriculares e a formação adequada, buscando a formação contínua para ao aperfeiçoamento dos alunos. Da UFMT, inscreveram-se no exame 16 candidatos, dos quais 14 foram aprovados, sendo que três obtiveram nota 10 na primeira fase.
Destaque
O conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil classificou, no ano de 2007, a UFMT entre as 87 instituições contempladas com o selo “OAB Recomenda”, concedido às melhores universidades do país.
Segundo o MEC, há no país 1065 cursos de Direito e apenas 87 foram recomendados, com nota acima da média. Nesta avaliação, foram considerados os resultados do antigo provão, de 1997 a 2003, e do exame da Ordem, de 2003 a 2005, bem como os pareceres que a entidade encaminha ao Ministério da Educação nos processos de abertura e reconhecimentos dos cursos.
Comentários