O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Mato Grosso recebeu quase 800 ligações falsas apenas na primeira quinzena do mês de fevereiro. Segundo a unidade, não são apenas crianças e jovens que fazem as ligações, mas até adultos. No ano passado, foram quase 114 mil.
O médico regulador da unidade, Celso Vargas, diz que em alguns casos, as ligações com chamadas falsas são dos mesmos números. “Um menor as vezes pode salvar a vida da mãe ou do pai. Nós respeitamos todas as ligações e partimos do princípio de que tudo é sério. Você se vê frustrado. É decepcionante você ver que alguém brinca com algo tão sério”, lamentou.
Além de prejudicar o trabalho dos médicos nas situações de emergência, o trote é crime e pode ter punição de um a seis meses de detenção. O tempo médio de resposta de atendimento do Samu é de cinco a oito minutos, segundo Celso. “Atendemos a ocorrência no intuito de que vamos atender e salvar alguém, mas nos vemos envolvidos em uma grande mentira”, contou.
Na última semana, dois carros do Samu se deslocaram mais de 40 quilômetros para atender chamas de acidentes em rodovias das cidades de Jangada e Chapada dos Guimarães. Quando chegaram aos locais, as equipes perceberam que se tratavam de trotes.“O trote pode levar a morte alguém que precisaria dessa nossa ambulância e estaria sendo atendido”, completou Vargas.
Comentários