A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, anunciou nesta sexta-feira a criação de um fundo de US$ 20 milhões para projetos de energia limpa na África que ficará aberto à contribuição de empresas privadas.
Hillary fez o anúncio em uma declaração à imprensa no Rio de Janeiro, durante a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20.
O fundo, que beneficiará principalmente pequenas e médias empresas, é um mecanismo financeiro no qual participam o Departamento de Estado, a agência de Comércio e Desenvolvimento (USTDA) e a companhia de investimento privado no estrangeiro (OPIC).
"A energia limpa gera novos trabalhos e apoia a educação. Muitas pessoas de diversos lugares da África não têm acesso a eletricidade tradicional", disse a secretária.
Hillary ainda convidou o setor privado a contribuir para este fundo, que pretende fornecer segurança energética às famílias e negócios em todo o continente africano.
"Reconhecemos que sozinho os Governos não podem solucionar o problema (do desenvolvimento sustentável), por isso apostamos em uma forte associação com o setor privado e com a sociedade civil", afirmou.
Segundo um comunicado, a contribuição de US$ 20 milhões deve ser aprovada pelo Congresso americano.
Comentários