De acordo com o Sesc, as produções que vão ser exibidas são os filmes "Brasília, contradições de uma cidade nova" (1967), do diretor Joaquim Pedro de Andrade, "Maioria Absoluta" (1964), com direção de Leon Hirzman, e "Viramundo" (1964), de Geraldo Sarno.
Na primeira produção, filmada no final dos anos 60, a população presenciava o futuro da nova e recém construída capital do Brasil. Porém, depois de sete anos as injustiças sociais começavam a aparecer na região. "Brasília" tem duração de 23 minutos.
Já em "Maioria Absoluta", o filme faz um panorama sobre a questão do analfabetismo no Brasil da época, através de entrevistas, estatísticas e informações históricas. A produção tem 20 minutos de duração.
O último média-metragem, "Viramundo", faz uma narrativa sobre a adaptação das pessoas que participaram do fluxo migratório do nordeste para São Paulo, na década de 60. O filme mostra a dificuldades de integração desses grupos na cidade grande e desenvolvida, marcada pelas questões industriais e tecnológicas. Os nordestinos procuravam melhores condições de emprego e condições de melhor a vida. A produção tem 37 minutos de duração.
O Sesc Arsenal fica localizado na Rua 13 de Junho, no bairro Porto, em Cuiabá, nos fundos do estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha.
Comentários