O internauta Jairo Santos, do Distrito Federal, flagrou um gato sendo arrastado por uma van na manhã desta quinta-feira (2) no Riacho Fundo, região a 18 quilômetros de Brasília. De acordo com o internauta, o animal estava preso em um saco pendurado no para-choque do veículo.
Santos contou que, após perceber que o veículo arrastava algo preso na porta de trás, não identificou de imediato o que era. Ao perceber que tratava-se de um gato, Santos começou a filmar.
“Com certeza o animal não sobreviveu, porque ele estava sendo levado arrastado, encostando no asfalto”, afirmou. “O gato poderia estar no saco antes, começou a arrastar no chão e se soltou”, disse o internauta.
Segundo ele, um motociclista chegou a avisar para o motorista da van, no meio do trânsito, sobre o animal, mas o veículo não parou. O internauta não chegou a anotar a placa do veículo.
Nota da redação
O delegado-chefe adjunto da Delegacia de Meio Ambiente do Distrito Federal, Richard Moreira, informou que neste tipo de situação é necessário levantar o máximo de dados possíveis para que a polícia apure o caso.
“Se for conduta intencional, pode caracterizar crime de maus-tratos contra animais, previsto na lei de crimes ambientais”, disse Moreira. A punição é de detenção de três meses a um ano, mais multa. A denúncia pode ser feita pelo número 197.
Comentários