Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 19 de Outubro de 2012 às 12:00

    Imprimir


Cientistas japoneses descobriram que uma espécie de rã consegue liberar uma garra das patas durante combates e o acasalamento, graças à presença de um espinho em um dos dedos do anfíbio. O animal já foi comparado pela imprensa internacional com o personagem Wolverine, da saga X-Men.
 
Imagem do anfíbio "Wolverine" feita pelo cientista japonês Noriko Iwai, da Universidade de Tóquio (Foto: Noriko Iwai)Imagem do anfíbio "Wolverine" feita pelo cientista japonês Noriko Iwai, da Universidade de Tóquio (Foto: Noriko Iwai)

A espécie Babina subaspera, conhecida em inglês como como Otton, vive na região das Ilhas Amami, no Sul do Japão. Exemplares machos desta rã apresentam “pseudopolegares” nas patas, o que intrigou o pesquisador Noriko Iwai, da Universidade de Tóquio. Esse dedo extra libera uma garra, que na verdade é um pedaço de espinho.

Sua presença pode ser reflexo evolutivo da espécie para auxiliar exemplares machos na reprodução com a fêmeas. A rã foi apelidada de Wolverine devido à semelhança com o personagem fictício. Nos quadrinhos e no cinema, Wolverine libera garras de um metal fictício chamado de adamantium para auxiliá-lo em ataques aos inimigos.

A investigação científica foi publicada nesta semana no periódico científico “Journal of Zoology”.

Garra de exemplares machos da espécie liberam esta garra durante combates e acasalamentos (Foto: Noriko Iwai)Machos da espécie liberam esta garra durante combates e acasalamentos (Foto: Noriko Iwai)

Para ler mais notícias do Globo Natureza, clique em g1.globo.com/natureza






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/28217/visualizar/