Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Nacional
Sexta - 26 de Outubro de 2012 às 15:12

    Imprimir


O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou na manhã desta sexta-feira (26) que os apagões em série registrados "não são normais" e que isso representou uma "diminuição" na confiabilidade do sistema elétrico brasileiro. O governo sempre defendeu a robustez do sistema interligado do país.

Entre a noite desta quinta (25) e a madrugada desta sexta, um apagão afetou os nove estados do Nordeste. Segundo nota do Operador Nacional do Sistema (ONS, houve um incêndio em equipamento entre duas subestações de energia, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.

"Eventos como esse não são normais e a coincidência então é que é mais anormal ainda. É isso que está sendo avaliado. Estamos com equipe de técnicos que vão lá, da ONS, Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica]. Estão se deslocando equipes do CMSE [Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico]", afirmou Zimmermann ao chegar no ministério na manhã desta sexta.

É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na Região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.

O ministro interino, Márcio Zimmermann, que está no cargo em razão de afastamento para tratamento de saúde do titular Edison Lobão, está reunido com o comitê, além de representantes do ONS e Aneel. Eles discutem medidas a serem adotadas.

Ele admitiu que a confiabilidade do sistema elétrico interligado está abalada. "Nós temos uma sequência de reuniões e diversos procedimentos vêm sendo adotados nas últimas semanas justamente por causa dos eventos que ocorreram em sequência neste mês. O sistema elétrico brasileiro é um dos maiores sistemas de transmissão do mundo. Ele sempre trabalha com um nível de confiabilidade bom. E nós tivemos no último mês, nesses eventos, uma diminuição dessa confiabilidade que ainda não se tem as razões, sempre se inicia com equipamento falhando e a proteção primária não atuando e aí levando para a proteção secundária alternada e provocando eventos de grandes proporções. Isso que está sendo avaliado.”

Zimmermann afirmou que o governo tomará providências e manterá a população informada do que está ocorrendo.

O apagão
Foram atingidos os estados da Bahia, do Ceará, do Maranhão, da Paraíba, de Alagoas, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Sergipe, além de parte do Pará, e do Tocantins. Segundo o ONS, houve desligamento total das cargas dos estados do Nordeste. Na região Norte, foi desligada 77% da carga. Em nota, o órgão informou que as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste não foram afetadas.

Mais cedo nesta sexta, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, disse que estão em curso medidas corretivas e preventivas para buscar minimizar esse tipo de episódio. "Mas é o que eu digo sempre, a gente faz todos os esforços para evitar, mas dizer que não vai ter [novo apagão] é impossível, porque equipamento falha. Está acontecendo com intervalo de tempo pequeno, mas fica uma série de intervalo enorme sem acontecer."

Bahia
A Bahia sofreu um apagão por volta das 23h20 (hora local) desta quinta. De acordo com a Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba), um problema no sistema interligado nacional, do ONS, atingiu todos os consumidores baianos. Segundo a Coelba, a companhia deixou de receber energia para fazer a distribuição.

A Coelba informou que outros estados do país também foram afetados pelo apagão.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o Aeroporto Internacional de Salvador funcionou normalmente com geradores. Nenhum voo previsto para o final da noite de quinta e madrugada de sexta foi cancelado.

O posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), um dos principais da rede pública de saúde em Salvador, informou que apenas o centro cirúrgico da unidade funcionou com geradores nesta madrugada.

Na cidade de Salvador a falta de energia deixou as vias e os pontos turísticos às escuras iluminados somente pela lua (Foto: Vaner Casaes/BAPRESS/Estadão Conteúdo)
Na cidade de Salvador a falta de energia deixou as vias e os pontos turísticos às escuras iluminados somente pela lua (Foto: Vaner Casaes/BAPRESS/Estadão Conteúdo)

Ceará
No Ceará, a Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce), empresa distribuidora de energia no estado, informou que houve um problema no sistema interligado nacional que afetou todo o Nordeste. A companhia não soube informar sobre as causas do blecaute.

Em Fortaleza, moradores dos bairros, Messejana, Benfica, Jardim Iracema, Barra do Ceará, Fátima, Aldeota, Meireles relataram a queda de energia. Moradores de outras cidades do estado como Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Maracanaú usaram as redes sociais para falar sobre a falta de energia.

Maranhão
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) informou que um blecaute com mais de duas horas de duração ocorreu em todo o estado.

Em São Luís, a energia caiu por volta de 23h20 (horário local). O problema foi atribuído à distribuição de energia do Sistema Interligado Nacional, de responsabilidade do ONS.

Nas redes sociais, moradores de Imperatriz, a 626 km da capital, confirmaram o apagão e relataram que a energia começou a ser restabelecida a partir de 0h30 (hora local).

Paraíba
Na Paraíba, faltou luz em todas as cidades do estado a partir das 23h30 de quinta, segundo informou a concessionária de energia elétrica do estado, a Energisa. Autoridades orientaram a população a evitar sair de casa, especialmente em seus automóveis pois os semáforos não estavam funcionando.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/27848/visualizar/