As gêmeas siamesas que foram separadas em outubro do ano passado em Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul, completaram um ano nesta quinta-feira (31). O quarto do Hospital São Vicente de Paulo, onde Kerolyn e Kauany vivem desde que passaram pela cirurgia, foi o cenário do primeiro aniversário das gêmeas. Pais, avós, primos, tias, funcionários e médicos do hospital comemoraram a festa com as irmãs.
Familiares e funcionários do hospital improvisaram
uma festa dentro do quarto onde as duas estão
internadas(Foto: Cintia Furlani/RBS TV)
As crianças ainda se recuperam da cirurgia realizada em outubro de 2012. As gêmeas siamesas nasceram unidas pelo abdômen e compartilhavam órgãos vitais, como fígado, intestino e bexiga. O caso é raro e pode acontecer, em média, a cada 50 mil nascimentos, segundo a junta de 20 médicos responsáveis pelo procedimento.
Os pais são naturais do município de Marau, também na Região Norte do Rio Grande do Sul. A mãe das crianças, Adriana Ribeiro, descobriu que estava esperando gêmeas siamesas no primeiro trimestre da gestação, ainda em Marau. A partir daí, foram encaminhadas ao Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, que é referência na região.
O diagnóstico da gravidez em 2011 surpreendeu a mãe. Ela não imaginava que estava grávida. A ultrassonografia confirmou a informação e ainda mostrou que aos fetos estavam unidos.
Gêmeas passaram por cirurgia em outubro do
ano passado (Foto: Hospital São Vicente de Paulo)
"Elas são duas guerreiras. Nós agora estamos ansiosos, queremos levar elas para casa", disse a mãe Adriana Ribeiro.
Ainda não há previsão para que as gêmeas deixem o hospital. Segundo o cirurgião pediátrico Gustavo Pileggi Castro, a alta das duas será em breve.
Comentários